Arquivo Nacional recebe Prêmio Especial de Preservação

O Arquivo Nacional receberá o Prêmio Especial de Preservação da Academia Brasileira de Cinema, no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2015.
A instituição possui o segundo maior acervo documental de imagens em movimento do Brasil. Esse acervo é composto por cinejornais, documentários, obras de ficção, peças publicitárias, gravações de eventos, vinhetas, produções institucionais, registros familiares e cortes de filmes censurados durante a ditadura militar.
Estão depositados no Arquivo Nacional, em regime de comodato, importantes acervos da cinematografia brasileira, dentre eles as obras de Nelson Pereira dos Santos, Luiz Carlos Barreto, Roberto Farias, Isaac Rozemberg, Ruy Guerra, Luís Carlos Lacerda, Murilo Sales, Darcy Ribeiro e Hugo Carvana.
Em filmes e registros sonoros, o acervo documental de imagens em movimento possui expressivos registros da história social, cultural, política e administrativa do Brasil, da década de 1920 aos dias atuais.
São cerca de 35 mil títulos, perfazendo um total de aproximadamente 130 mil rolos de películas cinematográficas e 5 mil fitas vídeomagnéticas, além de seus respectivos representantes digitais.
O Arquivo Nacional promove anualmente, em conformidade com a proposição da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da FIAF (Confederação Internacional de Arquivos Fílmicos), comemorações relativas ao Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual (27 de outubro), quando são discutidas ações de preservação e difusão do acervo de imagens em movimento.
A cerimônia de premiação acontece no dia 27 de maio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.